Casamento islâmico

Casamento / Inspirando / Religioso

No islamismo, o casamento não é um sacramento ou algo indissolúvel, mas, como tudo no viver do povo muçulmano, é sagrado. A jovem e acolhedora comunidade muçulmana em Petrópolis nos conta hoje como é o casamento para eles.

O casamento é organizado como um casamento civil, com regras simples e claras que devem ser aceitas, firmadas e cumpridas por ambas as partes. Quando o amor entre um homem e uma mulher se torna muito forte, o casamento é indispensável. Para eles, o casamento é um presente de Allah (Deus) para a felicidade e plena realização humana.

A preparação

Após o noivado e o aceite das condições pela noiva, incluindo o dote, o noivos precisam se encontrar para terem certeza de que querem viver um com o outro, se eles não se conheciam antes.

Para se casar, a noiva deve estar, no dia do casamento, em estado de pureza: sem pecado, sem transgressões e disponível (sem ser a esposa de outro homem ou com laços familiares diretos com o noivo). Ela, se quiser e puder, usará ouro e jóias e um belo traje. Ou não, já que não há uma obrigatoriedade quanto a isso.

Dois dias antes em casa, recebe uma massagem a base de açafrão, jasmim e sândalo. Essa pastinha é feita pela família do noivo. Mulheres solteiras enfeitam as mãos da noiva com desenhos feitos a base de henna e seus olhos, se assim desejar, são pintados. Até o momento do casamento ela não poderá sair de casa.

O casamento

No local onde será realizado o casamento não há enfeites, flores, altar… Então coisas como música, tapete, fotos, não são coisas que entram em seu checklist. Isso porque os muçulmanos evitam qualquer coisa que aluda à valorização de coisas, à representação de imagens, pois não fazem qualquer coisa que possa se assemelhar à idolatrias.

O casamento acontece com o sheikh (que dirige a cerimônia), duas testemunhas, o guardião da noiva e os noivos, mas outras pessoas podem assistir. O sheikh dirá belas palavras sobre a importância do casamento, a vida do novo casal e da nova família e como devem estar sob as mãos de Allah.

Os noivos realizam o consentimento e o último acerto do dote, com um voto de sinceridade do noivo. O pai da noiva, então, dá a mão de sua filha para seu futuro marido, e também profere um pequeno discurso do rito, como “Entrego-te minha filha…”. O noivo pega a mão da sua futura esposa e profere um discurso de aceite. Ele dá a ela uma aliança ou outra joia de valor à noiva (como um colar).

E tem o beijo? Ah, isso é coisa somente Allah irá testemunhar.

2 Comentários em Casamento islâmico

  1. Ivaneide Henrique • EM 4/12/2016

    Boa noite, Naty!!

    Adorei sua pesquisa sobre o casamento islâmico.
    Desejo a felicidade eterna pra vcs.
    Linda semana e aquele abraço

    • Natalia da Costa
      Natalia da Costa • EM 5/12/2016

      Obrigada, Ivaneide! Adoro seus comentários! Linda semana para você também!