Cerimonial, Assessoria e Wedding Planner

Assessoria / Inspirando

Primeiro profissional que os noivos devem contratar, principalmente se realizarão um destination wedding, o organizador de casamentos tem a função de ser o anjo da guarda.

O que faz uma cerimonialista? O que é Assessoria? E esse wedding planner, outra modinha gringa? Para responder a essas e outras questões contaremos com a nossa querida parceira Vívian Lahr, da MEventos, e a Fernanda Weinen, da Promolter, nesse especial do mês sobre organizadores de casamentos.

Cerimonialista não existe?

A palavra cerimonialista não existe no dicionário brasileiro. A palavra cerimonial que existe vem do conjunto de regras, de protocolo, que presidem uma cerimônia pública. Então, dizer que se é cerimonialista é dizer que se é uma coisa que não existe, rs. A Assessora poderia ser o nome mais correto? Não sei. No Brasil popularizou-se o nome cerimonialista, mesmo não tendo no dicionário, e pronto. Se você falar “Sou assessora” as pessoas podem não entender, podem pensar que a pessoa é assessora de um político, assessora de imprensa… Mas você falar que é cerimonialista as pessoas já entendem o que é. (Vívian Lahr)

Tornando-se cerimonialista

Até pouco tempo atrás não havia qualquer formação para ser cerimonial. Qualquer pessoa que é um pouco mais atenta e que entende um pouco de regras de cortejo poderia já se dizer cerimonialista. Na minha opinião, o ofício do cerimonial vem com o conhecimento do mundo de eventos, e é esse mundo vai trazer  o conhecimento para uma pessoa leiga que está chegando no mercado de eventos, que o procura.

Mas não é uma coisa que pode ser feita da hora para outra por qualquer pessoa. É um pouco de habilidade, organização, atenção e conhecimento de tudo que se vive. A cada evento a gente aprende algo e usa num próximo. (Vívian Lahr)

Hoje em dia, para quem quer trabalhar com eventos, é possível fazer cursos específicos e até faculdade, como Turismo. Há vários wokrshops ministrados por profissionais renomados, que promovem inclusive a atualização de diversos cerimonialistas.

O que é cerimonial

O Cerimonial vai atender o casal que já viu toda a parte de entrevistas e escolhas dos profissionais e contratação. É para aquela noiva que está com orçamento enxuto, já tem todos os profissionais encaminhados, gosta e tem tempo de fazer toda essa busca sozinha…Aqui na Promolter nós orientamos na busca de profissionais de acordo com o perfil dos noivos, através de indicações. Mas a noiva é livre para buscar qual profissional quiser. Ela nos passa tudo o que foi contratado e, no dia, iremos realizar para ela. (Fernanda Weinen)

O cerimonial do dia (aliás detesto este nome, porque não consigo fazer só o cerimonial do dia) não é chegar duas horas antes do evento e o organizar cortejo… É melhor dizer “cerimonial focado no dia”: administrar para a noiva tudo aquilo que ela construiu para acontecer naquele dia. É coordenar os profissionais, conferir todos os serviços que serão entregues, receber todos os convidados pela noiva (é ser um pouco o anfitrião), é fazer acontecer durante X horas tudo aquilo que a noiva contratou, tudo aquilo que tem que acontecer num casamento de maneira organizada e com a noiva feliz. É um conjunto de ações para fazer com que X horas sejam as horas perfeitas para aquela noiva. Para eu poder fazer isso, tenho que trabalhar muito tempo antes. É preciso fazer , no mínimo, 4 reuniões. A cerimonialista estará constantemente em contato com essa noiva e vai saber tudo da vida da noiva. Só não vai ajudar a noiva a escolher com qual fornecedor agendar reunião, a visitar os locais, realizando orçamentos… Mas a cerimonialista vai passar com ela um checklist para saber o que foi conversado com o profissional contratado. Por exemplo, qual a flor escolhida, qual o modelo e o tamanho do arranjo, quantidade, a hora de entrega… Porque se precisa de todos os dados para, no dia, conferir os serviços por ela. (Vívian Lahr)

O que é Assessoria?

A assessoria é para aquele casal que não tem tempo e nem ideia de como realizar o que se quiser. Às vezes não possui nem ideia formada do que se quer e então nós ajudamos a noiva nas escolhas e em como realiza-las, atentos a todas as implicações. A assessoria apresenta num plano toda a realização do sonho da noiva e que nós iremos realizar. Neste plano está incluso os valores e, diante do orçamento da noiva, iremos adequá-lo. É uma organização coordenada prevendo até os custos e as prioridades. Quem pode ter a Assessoria tem o conforto maior de ter tudo organizado, de não precisar gastar tempo ou se consumir em buscas e ainda já saber o que poderá ter e o que não ter. (Fernanda Weinen)

A assessoria é você ajudar no antes (pré-casamento) em toda a organização, desde controles de custos e pagamentos, contratos assinados, cronograma, além de ajudar a achar os melhores profissionais de acordo com o orçamento e o perfil da noiva. Acompanho a noiva nas reuniões, listando prós e contras e ajudo-a em suas escolhas, partindo dela todas as decisões. Feitas as escolhas, intermediamos todas as futuras ações junto com os profissionais escolhidos. Como benefícios da assessoria temos o ganho de tempo, diminuição do esforço dos noivos e evitamos suas futuras dores de cabeça.

Qual o mundo ideal? Contratar a assessoria junto com o cerimonial do dia. Qual o mundo real? Contratar apenas o cerimonial do dia… Diante disso acabo caminhando com a noiva, entrando sempre em contato com ela, atualizando o checklist, lembrando-a de determinadas ações e decisões. (Vívian Lahr)

O Wedding Planner

É o nome dado ao profissional que atua somente na organização de casamentos. Geralmente ele fará o serviço de Assessoria (ou assessoria completa, ou cerimonial completo), planejando o casamento todo com o casal. Ele poderá também organizar os eventos anteriores ao casamento, como os chás, despedidas de solteiro, noivados, ensaios fotográficos, e também orientar na construção de listas de casamento, orientação na escolha dos vestidos da noiva, das damas, das madrinhas, organização da lua de mel, casamento civil…

A princípio seu custo pode parecer alto, mas vá colocar no papel tudo o que você vai gastar procurando profissionais, com telefonemas, gasolina, remédios para dor de cabeça… Com ele você fala “Quero isso e posso pagar aquilo”. Como ele está em contato com muitos profissionais, tem um grande poder de barganha, conseguindo muitas vezes encaixar o orçamento da noiva em tudo o que ela sonhou.

Esse profissional é bastante comum nos EUA e na Europa. No Brasil ainda não é muito comum, mas vemos os grandes profissionais de organização de eventos atuando muitas vezes como um wedding planner. É preciso uma boa equipe e anos de experiência.

Como é um profissional contratado, está alheio a quaisquer palpites de familiares. Com ele a noiva só precisa se preocupar em estar linda no dia do casamento e ser feliz.