Como encontrar a cerimonialista perfeita

Assessoria / Inspirando

Você vai começar a busca pela pessoa que será muito, muito mais do que um bom profissional contratado para a realização do seu casamento. Essa é a busca por uma melhor amiga ou amigo. Prepare-se, você verá uma linda história nascer e que deixará uma saudade doída e uma lagriminha no canto do olho quando você olhar para traz. Esse é o início de uma linda história de amizade entre uma noiva e sua (seu) cerimonialista.

Como todo relacionamento, é preciso duas partes que queiram se comunicar. E isso se divide em quatro passos que vamos ver a seguir:

Aproxime-se

De posse da lista das habilidades que você busca encontrar num organizador de eventos, reúna pelo menos 4 profissionais que preencham suas expectivas. Para isso vale: pedir indicações às pessoas próximas a você, buscar em revistas de noivas, sites e blogs. Entre em contato com eles para agendar uma conversa, seja clara “Oi, eu vou casar e estou buscando um cerimonialista. Podemos agendar para conversar?” E observe como será esse primeiro contato, se ele responde prontamente, se faz o possível para que o encontro seja marcado numa data e horário bons para você… Mas principalmente, se há felicidade escondida em querer conversar contigo, mesmo sabendo que você poderá não contratá-lo. Sem cansaço ou afobação, sem que você seja mais uma.

Conheça

Pesquise seus trabalhos anteriores, visite seu site e redes sociais. Converse com a pessoa que o indicou. Entre nos grupos do facebook, peça minha opinião (hehe). Vale até levantar seu histórico no Reclame Aqui. Saiba há quanto tempo está no mercado, sobre os profissionais com quem costuma trabalhar e se realizou o tipo de evento que você escolheu para seu casamento. Faça essa “paquera” antes da reunião. Vá para a reunião sabendo o que você quer e também tendo em mente o que pode esperar dele. Tenha a listinha do que perguntar na primeira reunião em mãos.

Confie

Observe como você saiu de cada uma das reuniões: cansada ou energizada? Satisfeita ou com a sensação de que tá faltando alguma coisa? Com dúvidas? Sem sentimento algum? A confiança passa muito por como a outra pessoa nos faz sentir, muito mais do que por questões racionais. Pergunte-se se você passaria horas conversando com essa pessoa, se você seria capaz de lhe contar segredos, rir e chorar com ela. Pergunte-se se ela ficou realmente feliz com sua presença na vida dela por aquela hora, apesar de você ser uma potencial cliente. Pergunte-se se houve uma empatia livre e espontânea entre vocês, como se já se conhecessem, concentre-se em como ficou depois da reunião e se gosta de se sentir assim. Para te ajudar, vá a reunião com alguém que te ame e que possa perceber essas coisas também. Confie no trabalho dessa pessoa e que ela poderá te deixar muito feliz. Não se preocupe se não ouvir sinos quando escolher o profissional, apenas confie.

Apaixone-se

De posse dos dois grupos de dados, conhecimento (se o profissional preenche as suas questões, de ordem prática e financeira) e confiança (a empatia, o sentimento que surgiu na reunião e a certeza de que ele poderá realizar um trabalho incrível), faça sua escolha. A opinião do noivo é muito importante, mas tradicionalmente é a noiva que fica mais tempo com esse profissional, então a palavra final deve ser sua. Se estiver em dúvida, torne a marcar mais uma reunião, deixe claro “Oi, estou em indecisa entre você e outro profissional, então eu queria marcar mais uma reunião contigo para poder me sentir segura na minha decisão. Pode ser?” Se for um profissional incrível, com certeza vai querer sentar contigo mais uma vez (mas não abuse do tempo dele, rs). Decida-se, fique em paz com sua escolha e permita-se apaixonar pela jornada que vocês trilharão. Encante-se por sua cerimonialista, ela será sua melhor amiga pelos próximos meses. Se você fizer essa escolha com carinho e atenção, encontrará a cerimonialista perfeita.

Não se esqueça: Assim que você fizer a sua escolha, comunique aos outros profissionais com quem conversou. Não é esquisito, é educado e eles gostam porque libera-os para outras noivinhas. Muitas vezes eles ficam na expectativa de que aquela noivinha vai entrar em contato. E é muito ruim viver em incerteza. Mande um email, telefone… “Oi, realmente adorei o seu trabalho mas infelizmente só posso escolher um. Nesse momento meu coração escolheu outro profissional, mas fiquei muito feliz em te conhecer. Com certeza te indicarei para outras noivinhas e, quem sabe, não nos encontraremos novamente? Muito sucesso!”

Como foi comigo: eu não conhecida ninguém em Petrópolis. Fiz uma lista com os nomes dos organizadores de eventos que havia na cidade. Eu fazia questão que fosse um profissional de Petrópolis porque ele conhecia o mundo dos casamentos da cidade e eu não. Na época conversei com muitas meninas no Orkut e agendei. Um me conquistou pela alegria, outro pela organização e expertise, mas a Vívian da MEventos me conquistou de vez, ela além de preencher minha listinha, era como se fôssemos amigas desde outras vidas. E foi uma das minhas escolhas mais acertadas. Existem muitos profissionais no mercado e tenho certeza de que você encontrará esse porto seguro. Se já encontrou, socialize a informação para ajudar às outras noivinhas aqui nos comentários.