Consultas da Noiva

Beleza e Saúde / Inspirando

frogs-1672890_1920

É sempre importante ter um calendário da saúde, com a programação das visitas aos médicos e especialistas que deixarão você sempre saudável. Mas quando ficamos noivas, algumas questões serão adicionadas a esse calendário e até mesmo a visita a alguns especialistas pela primeira vez. Na lista abaixo você verá também o intervalo mínimo para as consultas em cada profissional, mas será ele quem irá determinar a periodicidade adequada para você. Agende com antecedência sua consulta e faça todos os exames que ele pedir. Tenha um especialista de confiança, evite a automedicação e siga sempre as suas recomendações, você vai agradecer eternamente!

1. Ginecologista

O ginecologista costuma ser, para a mulher, como um clínico geral, observando toda a saúde física, com foco no aparelho reprodutivo. Os bons ginecologistas funcionam como o clínico geral para a mulher, observando outras questões como distúrbios gástricos e saúde cardiovascular. Encaminhará você para outro profissional (como um gastro, um cardiologista…) para resolvê-las ou cuidará delas, dependendo da situação. Ele também irá ser o responsável pelos exames pré-nupciais e pré-conceptivos. Então, assim que ficar noiva, visite-o.

Consulta: a cada 6 meses

2. Dentista

Nada ilumina o rosto mais do que um sorriso bonito. E além disso, saudável! Todo o bem estar do seu corpo começa na boca. E se você precisa deixar seus dentes alinhados e fazer algum tratamento, procure-o o quanto antes. Ele também indicará qual o melhor tipo de clareamento dental para você e até o tratamento do bruxismo noturno para as noivas ansiosas.

Consulta: a casa 6 meses

3. Ortopedista

Ninguém merece ser uma noiva com dores no dia do seu casamento. E nem pagar um dinheirão num vestido lindo e não estar com uma postura bonita. O alinhamento do corpo e a boa saúde dos músculos e articulações são importantes para a sua felicidade e saúde global, então este profissional observará se você tem algum problema postural e, junto com outros profissionais (como um fisioterapeuta), buscará corrigi-los. Visite-o também antes da prática de atividade físicas, antes de pensar em se matricular numa academia para ficar com tudo em cima para o dia do casamento.

Consulta: anual

4. Angiologista

Independente se você tem apenas alguns vasinhos nas pernas, marque uma consulta com um angiologista quando ficar noiva. E não pense que isso é apenas pela questão estética: é preciso verificar como está a saúde do seu sistema circulatório. Ele livrará você do cansaço nas pernas, inchaços e cuidará para que, no futuro, não desenvolva doenças mais graves, como AVC e trombose. É ele quem vai decidir qual meia de compressão você deverá usar (se precisar) e como, se precisará ingerir algum medicamento para fortalecer a parede dos vasos e também fazer aplicações de substâncias (com agulhas) para esclerosar varizes.

Consulta: anual

5. Oftalmologista

Noivas passam muito tempo fazendo pesquisas na internet, o faz com que a saúde da visão fique comprometida. Às vezes temos dores de cabeça e posturais por conta de problemas na visão e nem desconfiamos que seja por isso. E ainda, aquelas ruguinhas ao redor dos seus olhos e testa podem estar sinalizando alguma fraqueza nos músculos da visão. Por essas e outras questões, visite o oftalmologista.

Consulta: anual

6. Dermatologista

Quando pensamos nesse profissional, associamos logo à questão estética da pele do rosto, pernas e barriga. Mas não podemos esquecer que ele é o médico responsável pela saúde do maior órgão do nosso corpo. Tudo vai parar na pele e muita coisa a gente absorve pela pele e não nos damos conta. Ele vai cuidar da saúde do seu couro cabeludo, o que resultará em cabelos saudáveis e bonitos naturalmente, cuidará de erupções cutâneas que nem sempre são as famosas espinhas (e que tentamos cuidar com qualquer produto de farmácia), manchas que podem sinalizar questões graves (como o melanoma), alergias, unhas fracas e escuras, flacidez, celulite (que é uma inflamação no tecido adiposo, e que deve ser tratada com a mesma seriedade que qualquer outra inflação em outras partes do corpo e de forma adequada). É ele quem vai, literalmente, salvar a sua pele quando o stress da proximidade do casamento te atacar.

Consulta: anual

7. Homeopata

Noivas adoecem com mais facilidade, e um homeopata cuidará da sua resistência física, sem falar que muitos trabalham com medicina holística, observando a saúde do seu ser como um todo. Como eu não curto muito remédios alopáticos (os tradicionais, comprados em farmácia), sempre que possível recorro primeiro aos homeopáticos e vejo resultados surpreendentes com aquelas bolinhas de açúcar ou gotinhas. Mas é preciso bastante disciplina.

Consulta: anual

8. Nutricionista

A gente é o que a gente come, mesmo! O que vai para o intestino formará tudo o que a gente é, influenciando até na nossa personalidade. E o profissional que vai dizer o que é melhor para você comer não é o google, mas um nutricionista. Há muita modinha por aí, lembro do ovo, que já foi vilão e hoje é aliado. Poderia dizer “coma isso, não coma aquilo, beba isso em jejum, dieta milagrosa do mimimi”, só que não. Marque uma consulta com um bom nutricionista, que esteja atento a sua rotina, seus objetivos, seu emocional e o seu corpo, e que procure fazer uma reeducação alimentar e não dietas.  Para mudar o corpo através da alimentação precisa-se de tempo e o nutricionista é o melhor profissional para te acompanhar nesse aspecto. E coma sem culpa, com prazer e para ser feliz e saudável.

Consulta: eventual

9. Psicólogo

É indicado sempre procurar um psicólogo quando você sofrer uma situação traumática, quando houver mudanças grandes na sua vida e quando tiver algum distúrbio físico e/ou emocional sem explicação clínica. Noivas ficam sensíveis com muita facilidade, o que é um risco para o desenvolvimento de quadros de ansiedade, insônia e pseudo-depressão. Como o casamento é uma mudança grande na sua vida e toda sua preparação um bauzinho de stress, procure o psicólogo. Gosto mais da linha humanista do que da psicanalista/freudiana, mas você é quem deve decidir em qual se adapta melhor. O psicólogo também vai ajudar na inteligência emocional, ajudando na resoluções de questões familiares que surgem por conta do casamento e do depois do casamento.

Consulta: eventual