Fernanda Weinem – Grupo Promolter

Conhecendo

A 1.ª empresa de cerimonial de Petrópolis completou em maio de 2016 15 anos! Nessa linda trajetória, a ProMolter realizou mais de 1000 casamentos e a cerimonialista e decoradora Fernanda Weinem mais de 200 projetos de decoração. Ela nos conta hoje sobre a história de sucesso do Grupo ProMolter no seu Jubileu de Cristal.

 O início

Quando me casei tive muita dificuldade para achar todos os profissionais, então uma amiga que tem um buffet foi me indicando as pessoas. E eu não tive muita preocupação de conhecer todos os profissionais da cidade, porque eu estava com um prazo bem curto para o casamento. Acabei aceitando todas as dicas que minha amiga deu, mas depois eu fiquei um pouco frustrada de não ter conhecido todas as pessoas. Falei comigo mesma “As noivas não podem passar por isso, deve existir alguma coisa que eu possa fazer para ajudar”. Eu sou pedagoga e trabalhava na época numa escola tradicional daqui de Petrópolis e comecei, em paralelo, a ajudar as noivas. Na época eu fazia outra faculdade e alguém da minha turma perguntou: “Você está organizando casamentos? Por que você não faz a nossa formatura?”, aí aceitei o desafio. Mas fazer uma formatura é diferente de um cerimonial de casamentos, a organização é muito maior, vários formandos…, precisei abrir a empresa, nasceu a Promolter.

Eu e uma amiga minha tivemos a ideia de abrir a empresa, com CNPJ e tudo mais. Foi a 1.ª empresa de Petrópolis de cerimonial! A partir dai fui me apaixonando pela ideia de fazer os casamentos, 15 anos…, e eu já tinha um certo conhecimento na escola em que eu trabalhava…, foi então que eu decidi montar o escritório. A Promolter nasceu aqui, nesta casa. Eu morava em baixo e trabalhava em cima. Mas aí, um ano e pouco depois eu me mudei daqui e, anos depois, quando vi essa casa toda reformada, eu falei “Ah, eu quero…”, voltei para as origens.

Assessoria

São 15 anos em que trabalho como cerimonialista e, ao longo desse período, fui percebendo as necessidades que os noivos tinham. Eu recebo muitos casais de fora. Às vezes o noivo ou a noiva morou aqui em Petrópolis e retornam para a cidade para casar, tem casais que não têm vínculo algum com Petrópolis, nem familiares aqui, mas se apaixonaram pela cidade. Tem casais que me procuram pela internet e eu trato tudo por skype e email, facetime… E com toda essa complexidade e resolvendo tudo à distância eu tive que criar a assessoria: foi quando tive a ideia de cuidar do geral para esse casais que estavam distantes e deixá-los mais tranquilos, sabendo que tinham uma pessoa do local cuidando de tudo.

O nome

Quando começamos, a minha amiga, que na época era minha sócia, tem o sobrenome Molter e, com a ideia do meu marido em fazer um trocadilho com o nome dela, unimos à palavra “produtora” em inglês “promoter”, e colocamos o “m” maiúsculo e acrescentamos o “l”. Ele também deu a ideia para o nome da “ProVance”, que nasceu em 2007, inspirado numa cidade da Europa, continuando com a ideia do “Pro”, colocando o “v” maiúsculo, seguindo a ideia de uma letra maiúscula no meio do nome.

O grupo ProMolter

Quando nasceu a ProVance tivemos a ideia de montar o grupo, a ProMolter deixou de ser só cerimonial e assesssoria. Depois nasceu a ProMolter Criações, onde nossa filha, que é design, faz a identidade visual do evento. E então eu quis que meu nome ficasse desvinculado da ProMolter, não queria que me vissem apenas como a cerimonialista, para poder ser também a decoradora. Neste ano mesmo fiz um casamento junto com a Alessandra da Classe AA e o casal Janiques. Então no grupo temos empresas distintas, a ProVance Móveis e Objetos, a ProMolter Criações, a ProMolter Eventos e a Fernanda Weinem Projetos de Decoração.

O 1.º casamento 

O 1.º casamento na verdade não foi um casamento. Foram bodas de ouro e também casamento! O casal morava junto e não eram casados, foram comemorar o casamento e casar ao mesmo tempo. Foi na Igreja Menino Jesus de Praga, que eu tenho muito carinho porque me casei lá também.

Várias situações me marcaram. Cada casal que eu recebo me traz histórias… Quando me casei com meu marido nós já tínhamos uma filha e ela foi nossa dama de honra. Hoje em dia recebo muitos casais que moram juntos e que ainda não eram casados, querendo oficializar. Então me emociono quando vejo os filhos do casal participando, levando as alianças, participando daquele momento com seus pais. Também me emociono quando tenho noivos que perderam um de seus entes queridos próximo ao casamento… Como cerimonialista não me julgo como uma pessoa que simplesmente está ali organizando um evento, mas me envolvo de uma forma única, como suporte dos noivos em seus problemas e angústias. Há algumas noivas que acabam se tornando minhas amigas.

ProVance e a Fernanda decoradora

Ao criar essa assessoria fui percebendo que o mercado de casamento vinha crescendo, e acha tudo muito caro para os noivos quando eu via todos os detalhes, principalmente quando eu tinha que trazer objetos de fora, como mobiliário, aluguel de toldo… Foi quando eu tive uma ideia que foi incentivada por uma noiva: “Por que você não tem o seu próprio mobiliário?” Foi quando eu comecei a me especializar nessa parte de decoração. Estudei design de interiores e hoje em dia, além de cerimonialista, sou também decoradora de eventos. Uma coisa puxa a outra. É claro que, com toda essa minha caminhada como cerimonialista, toda minha experiência de ver o que funciona e o que não funciona engrandece essa parte da decoração.

Estou apaixonada pelo trabalho de decoradora… Eu já trabalho com realização de sonhos há muito tempo, só quem sabe da nossa ação no casamento é o casal, mas a decoração é um produto que as pessoas podem admirar e eu fico muito vaidosa com isso…rs. Quando as pessoas me elogiam, fico me achando! rs Fico muito feliz de ter atingido exatamente o sonho da noiva. Eu sou mulher, eu fui noiva e sei que o que mais me encantava num casamento era a parte visual, então quando eu pude entender as noivas de forma que, mesmo quando elas ficam sem saber direito que estavam imaginando para a decoração, foi uma realização. Gosto de ir além do “vai ter tantos guardanapos de tecido X na mesa dobrados da forma Y”, mostrando a elas a planta baixa, os desenhos de como tudo vai ficar, a disposição exata dos objetos. Procuro saber o perfil, o que mais as encanta, buscamos imagens na internet juntas para as referências, me indicando o que gostam e o que não gostam… Trabalho de forma personalizada, individualizada e não em escala ou pondo o meu estilo na decoração dela, nem gosto de ficar apontando “isso se usa, isso saiu de moda”, porque aquele é o sonho dela. Cada semana eu vivo 1, 2 ou 3 casamentos e cada um é diferente do outro, com estilos opostos até. É um desafio e adoro ser desafiada! Tive uma noiva desafiadora, que cada festa que ela ia dizia “quero isso!”; fiz 27 projetos para ela. E realmente foi um trabalho diferente de tudo! A decoração saiu em vários blogs e revistas! Amo ser cerimonialista, mas estou apaixonada pela decoração!

Para mais 15 anos…

Eu sempre brinco com meus clientes que vamos fazer os 15 anos da filha, suas bodas de ouro… Sou apaixonada pelo que faço e é um prazer realizar os sonhos. Me sinto muito honrada ser escolhida. Pretendo continuar a fazer bem, primando sempre pela qualidade do que a quantidade e, graças a Deus, tenho uma equipe excelente e muitas parcerias. Quero continuar a fazer os meus clientes felizes, essa é minha vaidade. Ouvir os agradecimentos, mesmo uma mensagem rápida de whatsapp, é gratificante, é combustível!

(Créditos das fotos: Giovani Garcia, Hugo Carneiro, Grupo Promolter e Casando em Petrópolis)

2 Comentários em Fernanda Weinem – Grupo Promolter

  1. silvana a.a.tavares • EM 14/02/2017

    eu sou maquiadora e penteio noivas gostaria de fazer amizades com todo o grupo fiquei encantada com o trabalho que faz