Ritos para cerimônias ecumênicas

Casamento / Inspirando / Religioso

Para dar um caráter mais pessoal à celebração e reforçar seu significado como rito de passagem para os noivos e todos os participantes, existem várias celebrações que não possuem valor religioso, mas que podem ter religiosidade.  Selecionamos alguns ritos que podem ser realizados sem efeito religioso, mas que celebram a união e o amor do novo casal. Alguns desses ritos podem ser usados em casamentos religiosos também, se os noivos quiserem por elementos simbólicos ou terem mais um momento emocionante na cerimônia, porém é importante que consultem o sacerdote antes de qualquer coisa.

Continue lendo…

Casamento Ecumênico

Casamento / Inspirando / Religioso

A partir das misturas de culturas e da maior liberdade do indivíduo em escolher sua religião, ou até mesmo de não ter uma, têm feito dos casamentos ecumênicos cada vez mais comuns.

Uma cerimônia ecumênica em um casamento é aquela em que há a presença de elementos comuns à fé dos noivos, que possuam significados semelhantes. Ou também elementos que não estejam presentes em nenhuma delas e que não firam os preceitos religiosos de um dos noivos. Não possuem ritos rígidos e podem ser construídas, às vezes, pelos próprios noivos.

Continue lendo…

Casamento Budista

Casamento / Inspirando / Religioso

No Budismo o casamento é considerado algo sagrado, apesar do budismo pregar o não apego à ritos, instituições e coisas deste mundo, pois acredita-se que a convivência do casal poderá produzir o alcance novas mentalidades e purificações, contribuindo para a sua evolução espiritual. Não é um dever religioso, mas um ato do livre arbítrio, deve seguir as leis civis e legalizado na cerimônia civil (o que os budistas recomendam). O ritual será feito após a assinatura dos papéis.

Continue lendo…

Casamento em religiões afro-brasileiras

Casamento / Inspirando / Religioso

Trazidas da África no período da escravização de seus povos por portugueses, e influenciada por outros elementos culturais, principalmente o catolicismo devido ao sincretismo religioso, as religiões afro-brasileiras, como Candomblé e Umbanda, apesar de sofrerem muito preconceito, pregam o amor de uma maneira pura e o casamento possui, em muitos casos, o mesmo efeito legal da cerimônia civil.

Continue lendo…

Casamento islâmico

Casamento / Inspirando / Religioso

No islamismo, o casamento não é um sacramento ou algo indissolúvel, mas, como tudo no viver do povo muçulmano, é sagrado. A jovem e acolhedora comunidade muçulmana em Petrópolis nos conta hoje como é o casamento para eles.

Continue lendo…

Casamento Judaico

Casamento / Inspirando / Religioso

casamento-judaico

Ainda suspirando com o casamento de Yael (filha do impecável cerimonialista Roberto Cohen) com seu Rafael, hoje vamos conhecer um pouco de como é um casamento judaico. Cheio de rituais e tradições que remetem desde o Antigo Testamento aos tempos atuais, o casamento judaico é para a vida toda. É para eles mais do que a união de duas pessoas, mas de corações, de histórias e de famílias. Em agosto deste ano a Congregação Judaica P’Nei Or completou 17 anos em Petrópolis, seguem o rito sefaradi para suas práticas religiosas e é a partir dele que conheceremos como judeus de Petrópolis celebram o casamento. Na ilustração do meu marido, Denis Sevlac, a sinagoga de Petrópolis.

Continue lendo…

Casamento Luterano

Casamento / Inspirando / Religioso

casamento-luterano

Em 29 de agosto deste ano a comunidade luterana de Petrópolis completou 171 anos. De origem alemã, vêm celebrando o amor e a edificação de milhares de famílias na cidade. Para eles, casamento é criação divina. Conversei com o Pastor Elton sobre o casamento luterano e como é realizado.

Para saber mais sobre a comunidade luterana de Petrópolis, clique aqui.

Aquarela da catedral Luterana de Petrópolis feita pelo meu marido, Denis Sevlac, especialmente para o post.

Continue lendo…

Casamento Católico

Casamento / Inspirando / Religioso

casamento-catolico

Já falamos aqui no blog sobre o rito do noivado em várias religiões. Este mês falaremos sobre o casamento em diversas manifestações religiosas, para isso tomamos como base o Censo de 2014 do IBGE que mostra as principais religiões da cidade.

Na imagem, a linda Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, ilustrada pelo meu artista preferido, meu digníssimo esposo, Denis Sevlac.

Podemos dizer que Petrópolis é uma cidade católica. Muito disso se deve pela vinda da família real e a corte portuguesa, que acabaram por instituir o catolicismo como a religião oficial do império no Brasil. E como é o casamento católico?

Continue lendo…