Lista de Material para o Planejamento

Inspirando / Preparativos

lista-de-material

Não basta só o capital humano, a ideia maravilhosa e um orçamento adequado ao que se quer. Todo mundo que vai executar uma tarefa precisa dos materiais adequados, como uma bailarina precisa de suas sapatilhas, uma doceira de suas panelas, um mecânico de suas ferramentas. E quais seriam os materiais de uma noiva?

Como ser noiva é quase uma profissão, abaixo a lista de material que você precisa para exercê-la com maestria.

Agenda

Para marcar compromissos, anotar os telefones dos fornecedores, ter a mão como um bloquinho para ideias. Nessa era digital, onde quase ninguém tem agenda de verdade, é tudo pelo celular, aconselho ter uma agenda física mesmo. Vai que dá um problema no celular e você perde tudo!

Planilhas

Vale o Excel, que é tranquilo para a maioria das pessoas, vale à mão mesmo. Você precisa de planilha de gastos (previsão e gasto real), convidados (com endereços, confirmações e lugar para anotar que presente deu…)… Não sabe por onde começar a fazê-las ou tá querendo já prontinho e mastigado? A gente te ajuda! É só assinar a news que lá sempre tem presentinhos para as assinantes, como planilhas personalizadas do Casando em Petrópolis!

Lista de itens

Liste todos os itens que você quer no seu casamento, como bolo, bem-casados, fotografia…

Checklist

Feita a lista de itens, organize-os num cronograma SEU. Não se guie tanto, de forma tão literal, por outros checklists porque cada casamento e cada realidade é diferente. Por exemplo, conheci uma noiva que quase ficou sem vestido porque estava lá no tal checklist dela “Ver o vestido com 6 meses de antecedência”, porque a estilista que ela queria não tinha mais vaga na agenda.

Pasta de inspirações

Vale arquivo no computador, vale pasta de recortes, vale etiquetar as revistas de noiva, vale o Pinterest… Valem todas elas! Desde que você escolha um bom veículo que se adapte à sua rotina e realidade. Ah, não se esqueça de compartilhá-la com seu noivo.

Pasta de orçamentos

Quando casei fui em milhares de fornecedores, acho que em quase todos de Petrópolis. E todos me davam impresso, ou via email, seus orçamentos. É bom guardá-los numa pasta física, imprima os que vierem por email. Pude fazer minhas próprias anotações em cada um e depois, com eles na mesa, ficou mais fácil escolher qual deles em cada item.

Pasta de contratos

Faça o mesmo com os contratos. Pus tudo numa pasta arquivo, os orçamentos, as inspirações, as listas de telefones dos fornecedores… Mas quando for mais ou menos 1 semana antes, entregue todas as cópias dos contratos para sua cerimonialista. Vai por mim, ela irá verificar se tudo está sendo feito como você pagou e vai te evitar muita dor de cabeça.

Telefone

Tenha um telefone que tenha crédito suficiente para os contatos com os fornecedores. A gente gasta nisso, gente…

Câmera fotográfica

Vale a do tablet, a do celular ou uma câmera tradicional. Só não esqueça de registrar tudo! Assinando contrato com a casa de festas, provando vestido, degustações, chás… E depois mande revelar as fotos, faça um álbum sobre os preparativos. Vale também tirar fotos para inspirações nos casamentos alheios.

Computador com internet

Se você não mora em Petrópolis, esse item é essencial! Útil para encontrar fornecedores e conhecer seus trabalhos, encontrar noivinhas com quem partilhar o momento, pegar inspirações, fazer o site dos noivos, acessar blogs, o Casando em Petrópolis…

Revistas de noiva

Muito úteis para inspirações, conhecer o trabalho dos fornecedores e entender as tendências. Cuidado que vira febre e você dá a louca e compra todas! Rios de dinheiro podem rolar. Eleja suas preferidas. As minhas eram a Noivas, Inesquecível Casamento, Anuário Caras Noivas e Vogue Noivas.

Caixa de recordação

Já vá arrumando numa caixa tudo aquilo que você não vai querer jogar fora depois que essa fase dos preparativos chegar ao fim. Tenho até hoje o meu ingresso da minha 1.ª feira de noivas. Dá uma saudade boa…

Batom

Batom? É para você nunca esquecer de cuidar de si mesma, mesmo nessa fase deliciosa de correrias e muitas, muitas emoções. Cuide da sua saúde, principalmente!

E por falar em saúde, spoiler: mês que vem este será o nosso especial!

 

1 Comentário em Lista de Material para o Planejamento

  1. Gessica Morais • EM 15/10/2016

    ótimas dicas!
    Beijo
    😉
    http://www.umalindapromessa.com