Noivado Budista

Inspirando / Noivado / Preparativos

japanese-644933_1920

O noivado para os budistas é importante para a preparação espiritual dos noivos, de suas famílias e de sua nova família. Não há um tempo específico, mas deve ser suficiente para a preparação espiritual e também de toda papelada (eles acreditam na importância do casamento civil). O amor entre um casal deve, acima de tudo, conduzir à verdadeira felicidade.

Para os budistas o casamento não é nem sagrado e nem não-sagrado, mas que, assim como tudo o que é importante na vida, deve ser ritualizado. Há várias escolas budistas e cada uma com diferentes práticas sobre casamentos e noivados. O que acontece com o noivado, cuja cerimônia onde o pedido formal é realizado, recebe o nome de Nangchag e é presidida por um rimpoche ou um lama. É realizado na casa da noiva, onde deve ter um altar com a imagem de Buda.

Nesse rito, toda a família da noiva e os amigos participam da celebração; seus tios realizam as negociações do casamento. Do lado do noivo, sua mãe tem papel de destaque, assim como avós. Os amigos que são convidados para essa celebração devem levar arroz e o tsang, uma bebida típica, e carnes variadas como presente para a família da noiva, especialmente galinha à mãe da noiva por ela ter amamentado a filha.

Outra reunião como essa tornará a acontecer para o agendamento do dia do casamento e da saída da noiva da casa de seus pais.

(Agradecimentos ao Budismo Petrópolis. Fontes: onossocasamento.pt)