Noivado Evangélico

Inspirando / Noivado / Preparativos

heart-415281_1920

Mesmo com diversas denominações e ministérios, as Igrejas Evangélicas concordam que o período anterior ao noivado deve ser vivido com muita oração entre o casal. É comum vermos e algumas denominações um rapaz pedir uma moça em namoro com “Você quer orar comigo? ”. Lembro de uma amiga evangélica contando como estava angustiada por ter dito não a um rapaz que a convidou para orarem juntos e que depois descobriu gostar dele. Para sua felicidade, ele repetiu o convite tempos depois e hoje possuem uma família linda.

Para algumas denominações o namoro, como socialmente se conhece, não existe. A palavra “namoro” não se encontra na Bíblia, diferente de Noivo e Noiva, evidenciando o compromisso entre um casal: neste tempo de “namoro” os jovens conversam, se conhecem e fazem orações juntos, sempre com a orientação dos pais e do pastor. Muitos casais preferem apenas ter contatos físicos, como o 1.º beijo, após o noivado ou mesmo após o casamento. O noivado é a manifestação para a comunidade da formação de um casal, de que duas pessoas se amam e que se comprometem um com o outro.

Os evangélicos pedem primeiro permissão a Deus para se casarem porque Ele é a fonte de todo amor, o ser mais importante, depois aos pais e ao pastor e, por último, feita à comunidade. Realiza-se então um culto festivo, com suas famílias, pastores, amigos e irmãos de comunidade, para firmar o compromisso de noivado.

Por ser parte de sua cultura valorizar eventos, qualquer reunião é vista com cuidado e dedicação, porque pensam que devemos oferecer tudo a Deus e a Ele o melhor, sempre! Então é comum vermos, mesmo em comunidades de regiões de classes mais baixas, o empenho na decoração, nos trajes, nas comidas…

A seguir um rito de noivado evangélico, que é acrescido de músicas, palavras de pais e amigos e leituras bíblicas, e que pode variar, de acordo com a denominação e ministério. Nele o casal faz a troca de alianças.

Celebração de Noivado Evangélico

Pastor: Estimados familiares e, especialmente, vocês jovens homem e mulher. Vocês passaram a se conhecer por serem jovens cristãos. Como jovens cristãos querem hoje dar um passo importante na sua vida e decidiram fazê-lo diante de Deus e dos irmãos na fé. Aqui diante do altar de Deus querem realizar o noivado solene.

Pastor: A Bíblia diz que quando Deus fez um pacto com Noé, colocou no céu um arco-íris como sinal do pacto e disse: “E eu o verei para me lembrar da aliança eterna”.

Pastor: Da mesma forma é bom termos um sinal que nos lembre de nossas promessas e juramentos, de nossos pactos. Vocês escolheram estas alianças como expressão de amor mútuo que culminou neste noivado no qual também faz a promessa de se unirem em matrimônio. A aliança é feita de metal precioso, que representa os vínculos que unem a ambos. É também uma circunferência sem fim, simbolizando a vossa união perpétua.

Noivo: “Com esta aliança declaro, diante de Deus e destes irmãos na fé, que a amo e que pretendo me casar com você”.

Noiva: “Que esta aliança seja para você um sinal do meu amor e uma promessa de vivermos para sempre juntos”.

Pastor: Eu os exorto a que sejam fiéis aos votos que fizeram aqui. Com este noivado vocês iniciam uma nova etapa na vida, com maiores responsabilidades de um para com o outro, mas certamente também de maiores alegrias, pois como diz o provérbio: “Alegria compartilhada é alegria dobrada, tristeza compartilhada é meia tristeza”.

Pastor: Que na voz de vocês se ouça cada vez mais os tons ternos de carinhos e que os olhos de vocês brilhem mais intensamente durante o noivado. Porém, acima de tudo, esforcem-se para que Deus ocupe sempre o trono na vida de vocês para que ele guie vossas palavras e atitudes e os faça crescer mais e mais na fé e estejam unidos cada vez mais com ele.

(Fonte: mrobertoitejac.blogspot.com.br)

4 Comentários em Noivado Evangélico

  1. Gessica Morais • EM 17/08/2016

    Acredita que nunca noivei? Já casei direto..rs
    Beijo
    😉
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

    • Natalia da Costa
      Natalia da Costa • EM 24/09/2016

      Hahahaha caraca!

  2. taty • EM 17/08/2016

    Que legal!
    Por ser católica não conhecia mas adorei conhecer
    Bjus
    Taty

    • Natalia da Costa
      Natalia da Costa • EM 24/09/2016

      Vai ter mais post assim, aguarde!