Noivos sem teto – Onde morar IV

Casa / Inspirando

Você quer casar, mas não tem onde morar?

Não tem dinheiro para comprar, muito menos para alugar?

Muita gente vai te dizer “Adia o casamento!” Mas nem sempre é tão simples assim.

Muitas coisas podem ter te colocado nessa posição: um apartamento comprado  na planta e não entregue no prazo, necessidade urgente de se casar, sabe Deus o motivo…

Mas para tudo na vida tem solução, vamos conversar sobre algumas delas.

Servidão

Se você tem um pouco de capital para construir, mas não tem terreno. A servidão é uma construção em propriedade alheia, pode ser nos fundos de uma quintal, em cima da casa de alguém… Conversem com o dono do terreno, que pode ser seus pais ou um parente próximo, sobre todas as implicações, como ter animais, construção de uma passagem privativa para a casa de vocês, festas, vagas na garagem, pagamento do IPTU… Isso evita muita dor de cabeça. Não se esqueçam de procurar a Prefeitura para regularizar a obra.

Vantagem: Não gastar comprando terreno. Ter um parente próximo para emergências. Segurança de não estar sozinho.

Desvantagem: Falta de privacidade. Falta de espaço. Atritos constantes por bobeiras.

Morando na casa dos pais

Quando você continua a morar junto com seus pais, mas agora com seu marido junto. E sua casa se resume ao seu quarto.

Meus pais passaram por isso e venderam todos (TODOS) os presentes de casamento para poder comprar uma casa própria. Eu também passei por isso, fiquei morando no meu quarto de solteira por 3 meses até minha casa ter condições de nos receber. Parecia que eu não tinha casado! E olha, é muito chato! Mas ninguém morre. Com muita conversa dá para aguentar um período. Mas só um período porque é uma das soluções para quem não tem casa mais desastrosas.

Vantagem: Estar livre para juntar $ para comprar ou fazer um fundo para o aluguel. Não arcar sozinhos com as despesas de uma casa.

Desvantagens: Falta de privacidade absurda! A intimidade do casal fica mito prejudicada. Ver os presentes de casamento encaixotados. Falta de espaço.

Casa emprestada

Alguém da família tem uma casa disponível e te empresta por um período. Às vezes essa pessoa poderá te cobrar um aluguel, outras vezes te deixa ficar sem pagar, apenas custeando luz, água…

Vantagem: Você também fica livre para juntar $, se a pessoa não te cobrar aluguel ou se ele for baixo. E aqui, dependendo da localização em relação ao dono do imóvel e ao restante da família, você tem liberdade, como se estivesse mesmo morando de aluguel.

Desvantagens: Não ter contrato de locação, então não poderá mexer no imóvel e poderá estar sujeito a se mudar a qualquer momento.

Casa de presente

A minha casa foi um presente da minha mãe. Eu sei, um presentão! Mas, sem querer ser ingrata, tem lá suas desvantagens.

Vantagem: Não gastar $ com a compra do imóvel e nem com aluguel. Nem ter dor de cabeça com as burocracias que envolvem qualquer um dos dois. Repito: não gastar $!!!

Desvantagem: Nem sempre, nesses casos, você escolheu onde vai morar, nem o tipo e tamanho do imóvel. Um dos dois do casal (ou os dois) pode se sentir ofendido, principalmente os homens que se sentem bastante responsáveis pela provisão da família. Não estar livre para vender o imóvel e comprar aquele que se quer, porque quem deu o presente poderá, também, se sentir ofendido.

 

Vive ou viveu alguma das situações acima? Tá passando por outro caso que não tem no post? Conta pra gente!