Pastor Elton Pothin

Conhecendo

pastor-elton

Tive a felicidade de conhecer o Pastor Elton, da Igreja Luterana de Petrópolis. Simples, bem humorado, com opiniões fortes e muito inteligente. Um amor de pessoa! Nessa entrevista você conhecerá um pouco do pastor que ama celebrar casamentos e se emociona em cada um deles.

Como o pastor gosta de futebol (torcedor do Grêmio), começamos com um bate bola, com as três coisas mais importantes no Casando em Petrópolis:

Casamento: felicidade

Família: a base de tudo

Amor: Deus

Casamentos emocionantes

Uma mulher tinha uma doença, até aquele momento incurável. Dores de cabeça horríveis. Ela estava morrendo, morrendo aos poucos e não ia demorar muito. Um homem foi ao hospital e a pediu em casamento. E ela mal podendo andar, doente daquele jeito, com todas as suas limitações, ele casou com ela. Eu realizei o casamento dos dois. Fui na festinha, eles estavam felizes apesar de tudo. Recebi um email um tempo depois: ela estava curada. O amor cura.

Em outro uma mulher sofreu um acidente e no hospital mesmo aconteceu o noivado. O noivo não quis adiar.

Família

A família é a base de tudo. A desintegração da família gera o caos social. Adultos responsáveis perderam a noção de valores e não sabem educar suas crianças. Vemos isso refletido em casos policiais, por exemplo. Há uma grande permissividade na sociedade… Um casamento construído no amor de Deus gera boas famílias, que gerarão bons cidadãos.

Trajetória

Tenho 48 anos. Fiz Faculdade de Teologia, no Rio de Grande do Sul, e estou formado há 21 anos. Desde criança queria ser pastor. Sou casado, tenho duas filhas, vamos ao cinema, gosto de filmes de suspense, também de livros da Agatha Christie. Leio bastante, principalmente livros teológicos, por força da profissão, mas não tenho nenhum hobbie em especial. Gosto de futebol, sou torcedor de Grêmio!

Tenho dedicação integral ao pastorado, não tenho outra profissão, até porque a vida de sacerdote me exige muito tempo. É difícil ter tempo livre como as outras famílias, como viagens, fim de semana livre. Mas temos na nossa comunidade confraternizações de grupos, aniversários, bodas… Vida social vinculada à igreja bem intensa.

Para cuidar do meu sacerdócio preciso sempre ler, acompanhar as publicações da igreja, as notícias da realidade, as mudanças sociais, conjugando a Palavra de Deus com a realidade.

Quando você assume um pastorado você tem um projeto: estar junto com as pessoas e celebrar a vida, levando a Palavra de Deus. Dizer para elas que Deus estará com elas nos bons e maus momentos. Esse é o projeto de vida de qualquer pastor. E como projeto pessoal: com Deus a gente pode ser feliz, a gente tem que ser feliz na vida!

Pequenas coisas da vida me fazem feliz, você estar junto com as pessoas, um bom papo, você ter um prato de comida gosta na mesa, um arroz com feijão me deixa feliz. Saber que Deus está contigo. Ter uma roupa para te aquecer. Ter uma caminha gostosa para dormir e descansar. Partilhar a vida com as pessoas.

Mensagem para os noivos

Casar é fácil, permanecer no amor é difícil. O casamento não é algo pronto, mas uma tarefa constante, um eterno ajustar-se, buscando sempre a felicidade do casal. O diálogo constante é a chave de um matrimônio feliz. É preciso dialogar de seus sentimentos em relação ao outro, falar de si, ouvir o outro. Ter a conversa com o coração e respeito. Como afirma Martinho Lutero, o casamento é a melhor e mais santa de todas as coisas que Deus criou.

1 Comentário em Pastor Elton Pothin

  1. Tatiana Abrantes • EM 5/10/2016

    Que história linda essa primeira, amei! O amor realmente cura!
    Bjus
    Taty