Saúde da noiva

Carta da escritora

outubro-rosa

O “Outubro Rosa” é um movimento mundial que surgiu nos EUA nos anos de 1990, sensibilizando a população à prevenção do câncer de mama, uma das maiores causas de óbitos entre mulheres. Infelizmente, o câncer não escolhe quem não está de casamento marcado, nem se importa em só afetar quem não está feliz da vida, por isso é importante estarmos com exames em dia, podemos descobri-lo a tempo. Recém casada, graças a essa campanha eu descobri dois pequenos carocinhos, que me alertaram ainda mais para minha rotina de cuidados. Nem preciso dizer o quão fundamental foi e é o apoio do marido.

Tendo o mês dedicado à prevenção do câncer de mama como inspiração, nos debruçaremos sobre a saúde da noiva e sobre o que se deve (e o que não se deve fazer) para alcançar o altar com saúde e seguir feliz ao lado do amor da sua vida “na saúde”, adiando a experiência do “na doença”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a palavra “saúde” pode ser definida como  “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”. A saúde humana possui 3 dimensões: física, mental e social. Se essas dimensões estão saciadas e livres de agentes externos nocivos, podemos dizer que temos saúde.

Seria fácil fechar a matemática: ficar noiva = saúde. Em poucos momentos da vida a mulher se sente nesse estado de completo bem-estar. Mas a gente sabe que não é bem assim…

Ficar noiva pode acabar com sua saúde: são muitas preocupações, exigências de todos os tipos, inclusive de caber no vestido (o que leva a muitas dietas malucas), negligências com o sono e com a alimentação… Noivas não estão imunes a um simples resfriado e nem a doenças mais severas. Pesquisas na internet até tarde, projetos intermináveis de DIY, podem esperar porque, como já dizia o Paulo Cintura, “saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”.

Não se esqueça de contar com profissionais em quem confia e de organizar sua agenda para as consultas, exames e demais atividades. E que essa rotina de cuidados lhe acompanhará para sempre.

Sabemos também que você quer estar maravilhosa no dia do seu casamento e que já deve ter pensado em mexer em uma coisinha aqui, outra ali. Porém, não se esqueça de que o mais importante é a sua saúde e, lembrando, ela está além do físico. Concentrando-se em seu bem estar em todas as 3 dimensões você, com certeza, estará radiante e podendo curtir toda a felicidade que o casamento lhe reserva.

Cuide-se, sempre!

Para saber mais: outubrorosa.org.br e paho.org

1 Comentário em Saúde da noiva

  1. Ivaneide Henrique • EM 14/10/2016

    Boa noite, Naty.

    Eis uma questão a qual pertinente. Cuidar da saúde das noivas..das mulheres, né?

    Continue assim, iluminada!
    Bjs com desejos de chuuvas de bênçãos.