Saúde Física da Noiva

Beleza e Saúde / Inspirando

Claaaro, a gente sabe que não dá para viver num cartesianismo de dividir corpo e mente. Tudo está ligado, “tudo junto e misturado ao mesmo tempo oba!” Mas só para fins de organização da manutenção da sua saúde, a gente vai focar no corpo nos próximos posts. Acredite, se algo se manifesta no corpo, é porque já passou pelas instâncias da mente e emoções há muito tempo. Não negligencie seu corpo nessa vida corrida de noiva! Ele é seu templo sagrado e a razão da sua existência!

Eu costumo dizer que sou como uma planta, preciso de comida, sombra e luz na medida certa para ser feliz. E é impressionante quando uma das coisas me falta: fico com enxaqueca, com sensação de que a vida não presta, saltam espinhas da minha cara… Então, como você deve ser parecida comigo, já deve ter passado por isso e sabe como é. Muitas das vezes aquela dor de barriga é simplesmente porque não dormimos direito ou porque está muito calor.

Como profissional da área da saúde (sim, gente, sou meio bombril mesmo, rs, sou dessas) posso afirmar que precisamos de:

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Comida e água

A gente aprende na escola que o corpo precisa de alimentos reguladores (fibras), energéticos (carboidratos), construtores (vitaminas, sais minerais e proteínas). Salvo exceções, todas as nossas refeições precisam dos 3. O ideal é comer de 3 em 3 horas, para não baixar a glicose. E qual a quantidade certa de cada um? Idade, atividades diárias, sexo definem o que precisamos comer e quando. Um nutricionista vai te dizer o que é melhor para você, ainda mais se quer perder aqueles 2 quilos para ficar perfeita no vestido de noiva. Beba água! É uma convenção os 8 copos por dia, mas pode ser mais ou menos, dependendo do seu corpo e da temperatura ao seu redor. E não necessariamente são 8 copos de água, até o leite está valendo, mas não fique mais de 1 hora sem ingerir pelo menos um golinho de líquidos “saudáveis” (ou seja, cuidado com as bebidas alcoolicas, já que elas fazem um desserviço ao seu corpo). E você vai perceber os benefícios nos cabelos, na pele, até no humor.

Exercício físico

Prefiro dizer “exercício” do que “atividade” porque varrer casa queima caloria pra caramba e é uma atividade física. Ok, varrer casa está valendo também, mas o ideal é você ter uma rotina de exercícios e a melhor pessoa para te orientar é um profissional de educação física. Evite reproduzir em casa exercícios de internet, porque você pode fazer errado, ou aquele movimento pode não ser adequado para o seu objetivo e para o seu corpo. Sua rotina vai te dar disposição, te fazer respirar melhor, fortalecer seu corpo, melhorar suas dores, te dar postura e flexibilidade, cuidará da saúde dos seus ossos… Todo mundo pode se movimentar! Aliás, todo mundo tem que se movimentar! Escolha uma modalidade que te faça sentir felicidade depois. Mas antes, visite um médico para ele te dizer se você está apta.

Dormir bem

Esse é o meu ponto do pecado com meu corpo… Durmo muuuuito pouco e na época do casamento cheguei a dormir 3 horas por dia! “Lembra que o sono é sagrado e alimenta de horizontes o tempo acordado…” Você pode resolver muitas coisas na vida tendo uma rotina de sono adequada. Até emagrecer! Digo rotina porque não vale dormir mal a semana inteira e querer compensar no final de semana, seus hormônios ficarão loucos! Inclusive no final de semana a rotina deve ser mantida. Evite atividades à noite, não sobrecarregue a sua cabeça (ela esquenta mesmo e precisa estar fresca, literalmente, para você não ter insônia). Uma coisa que aquece a cabeça é mexer em celulares e afins, então nada de celular na cama (ai, quase impossível!). Tome água antes de dormir (mas não exagere por causa do pipi da madrugada), cuidado com a alimentação da noite e mantenha seu quarto numa temperatura gostosa e o mais escuro e silencioso possível, mas com possibilidade de você perceber a luz do sol de manhã (que é um santo despertador natural).

Higiene

Muitas hábitos de beleza que temos, no fundo, estão mais para hábitos de higiene. Como lavar os cabelos. Tenha sempre em mente que “cheiro bom nem sempre é higiene, mas higiene traz cheiro bom”, então foque sempre na saúde que a beleza vem. Aí é aquilo que a gente aprendeu desde pequena: banho todo dia e após exercícios físicos (mesmo que você não tenha transpirado), lavar as mãos corretamente quando chegar da rua, antes das refeições e depois de mexer em coisas sujas (inclusive os bichinhos de estimação), escovar os dentes após as refeições e dar aquela caprichada com fio dental e enxaguante antes de dormir,  manter as unhas limpas, lavar o cabelo – pelo menos – a cada 3 dias, evitar pôr as mãos no rosto, boca e nos olhos, limpar orelhas e umbigo, usar esponja no corpo, passar hidratante e desodorante de boa qualidade… E 1 vez na semana dar aquele tapa no visual: depilação, esfoliação, manicure, cuidados com cabelos, numa sessão beleza para te manter sempre linda, segura e saudável! E não se esqueça nunca do filtro solar e do repelente!

Temperatura certa

Quase ninguém presta atenção a esse quesito, mas ele é fundamental para manter sua saúde. Quando o corpo está numa temperatura confortável a gente sente disposição e é mais fácil fazer com que tudo funcione direito, até ficar mais atento. Geralmente a temperatura do ambiente para o ser humano estar confortável gira em torno dos 20 a 25 graus. Mais pode gerar desidratação, irritabilidade, enjoo, falta de apetite, insônia, dor de cabeça, diarreia… Menos pode abalar a resistência contra agentes de doenças, levando a resfriados por exemplo, hipotermia, insegurança, tensão muscular… Mantenha o seu ambiente arejado e na temperatura em que se sente confortável, e evite choques térmicos. Esfrie ou aqueça a temperatura interna do corpo com os líquidos: sucos refrescantes no calor e bebidas quentes no frio. Sabe, aquele chocolate quente com seu amor no inverno… Ou aquele picolé de limão num final de tarde no verão.